quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Saxofones Pierret - origem, modelos e curiosidades



Tenho visto alguns saxofones Pierret por aí nas lojas, em sites de venda como mercado livre, olx, bom negocio, enfim, vou mostrar a historia e particularidades desse fabricante.

Inicio

Pierret era um fabricante de saxofones localizado na França (procurei saber o local preciso, mas não encontrei nenhuma fonte confiável). Teve inicio em 1906, e eram no inicio uma espécie de fabrica-loja, fabricavam e vendiam no mesmo local, sem intermediários.

Os primeiros saxofones tinham estampado "From the former workers of Millereau and Besson", que quer dizer " Dos antigos trabalhadores de Millereau e Besson".

Isso levar a indicar que na fabrica de Pierret, trabalhavam ex-funcionários dessas empresas. Millereau foi comprada pela Selmer em 1931 e Besson pela SML no final dos anos 40.

Patentes

Ao longo dos anos Pierret, desenvolveu e patenteou algumas tecnologias, segue a lista:



  • FR671054 (09/12/1929) - Design do tudel do modelo Virtour:





  • FR706508 (25/06/1931) - Surdina para saxofones:



  • FR776599 (29/01/1935) - Sapatilhamento:

Não foi encontrado imagens sobre essa patente, mas a descrição diz que se trata de um conjunto de sapatilhamento especial, em que é utilizado um material de borracha, não é especificado o tipo de borracha, diz apenas que deve ser uma borracha elástica. Diz também sobre um protetor do mesmo material, que deveria ficar na borda do buraco de tom, reduzindo assim, a demanda por manutenção e trocas de sapatilhas.

  • GB455370 (01/02/1936) - Sapatilhamento:

Trata-se da versão inglesa da patente anterior (FR776599).

  • FR1020609 (09/02/1953) - Modelo Super Artiste projetado pro Henri Junck:

São inúmeros aprimoramentos desenvolvidos, podendo-se destacar os mecanismos, acionamentos mecânicos, ângulos e posições das hastes e etc, segue a imagem:







  • FR1451468 (07/01/1966) - Estojo do instrumento:

Se resume em um sistema de acomodação e disposição para o instrumento.



  • FR1516251 (08/03/1968) - Suporte para partituras:

Esta patente se resume no desenvolvimento de um suporte de partituras, na qual foram otimizados algumas funções ergonômicas para troca de páginas e ângulo de visão.



  • FR2087406 (31/12/1971) - Novo design do Tudel.

Esta patente refere-se à um dispositivo que protege a parte externa da cortiça que não fica em contato direto com a boquilha, além de auxiliar na afinação.




Modelos

  • "Umlabeled" ou "Corps Embouti" - Fabricado até meados de 1920.












* Observe que seu registro mais grave se inicia no B (si).

  • "Modele 1-7" - Fabricado até meados de 1920.


















  • "Vibrator" - Teve seu inicio de fabricação no decorrer de 1920.













  • "Virtuor" - Introdução da patente do tudel de 1920.

















  • "Concerto" - Introduzido no inicio de 1930.
















  • "Concerto with Virtuor" - Introduzido no inicio de 1930.


















  • "Super 8" - Introduzido no final da década de 30.


















  • "Tilleman la Hayne"
















  • "Modele Standard"















  • "Oxford" e "Santy Runyon" - São Stencils fabricados após o período pós guerra.

Oxford:


















Saint Runyon:


















  • "Modele Competition"















  • "Artiste"















  • "Modele 42" - Precursor do modelo "Super Artiste".















  • "Super Artiste" - Produção iniciada em 1953, logo após a emissão da patente.















  • "Artiste Competition" - Introduzido após 1963.















  • "OLDS STENCIL" - É aqui que grande maioria dos usuários irão se identificar. A empresa F.E OLDS encomendou saxofones para a Pierret. Esses saxofones são os modelos "PARISIAN", "AMBASSADOR" e "PARISIAN AMBASSADOR". Desses o melhor é o que está gravado "PARISIAN" pois foi fabricado no padrão do modelo "COMPETITION" ou seja é um modelo de ótima qualidade. Já os outros podem ser considerados de nível estudante. Segue as fotos dos 3 modelos:

PARISIAN:
















AMBASSADOR:


















PARISIAN AMBASSADOR:
















  • "EMBASSY"













Números de série

Não existe de fato algo conclusivo em relação aos números de serie, existem teorias, e a que faz mais sentido é a teoria de Pete Hales. Ele diz que o modelo "OXFORD", os números eram sequenciais de cada serie, ou seja, um modelo "VIBRATOR" serial #1285, quer dizer que até o momento foram fabricados 1285 saxofones unicamente da série "VIBRATOR", não significando o total de saxofones produzidos pela Pierret. Após a segunda guerra mundial, foi adotado o sistema de contagem padrão, iniciando uma nova contagem. Por isso, pode-se admitir a possibilidade de ver alguns saxofones com serial próximo, porem sendo de modelos diferentes.

Curiosidades

Observem o catalogo dos modelos "Standard" e "Super Artist":




Note a diferença de preços, entre o modelo estudante "Standard" (Kr. 675) e profissional "Super Artiste"(Kr. 800), uma diferença relativamente pouca, em relação aos dias de hoje. Isso leva a pensar, que provavelmente eles não investiam em ter duas linhas de fabricação distintas (estudante e profissional), sua produção era uma única linha (corpo do saxofone), os melhores corpos iam para a linha profissional e os de menor qualidade iam para serem montados com menos recursos e detalhes no acabamento, e serem estampados e vendidos como modelos de nível estudante.

Agora o catalogo da F.E OLDS & SON, o modelo "PARISIAN AMBASSADOR", que era um stencil Pierret:




Catalogo do modelo "COMPETITION":



Catalogo do modelo "SUPER 8":



Fim da fabricação

Pierret encerrou a fabricação no ano de 1972, porém alguns estudiosos especulam que ela realmente encerrou a fabricação em 1963, esse ano coincide com o fim da fabricação do modelo "PARISIAN", e que os modelos "PARISIN EMBAIXADOR" foram serializando até 1971, em que foi registrada a ultima patente.
A seguir alguns vídeos que achei no YouTube, confiram a qualidade do timbre...

Modelo "Vibrator":



Vídeo que faz comparação entre os modelos da escola francesa: Selmer Mark VI vs Pierret Competition vs Buffet Crampon Super Dynaction:



Espero que este post, ajude ou contribua no seu conhecimento sobre saxofones. Atrasei alguns dias, conforme fui fazendo a pesquisa, mais conteúdo novo ia surgindo, ficou realmente bem longo, mas nada que não seja justo diante do valor histórico da marca.


18 comentários:

  1. Olá, muito legal o seu blog. Sou estudante de sax alto e gostaria de saber se você conhece o modelo Amati Kraslice Ass-22.

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    1. Sim conheço, trata-se de um modelo estudante. Antigamente quando a fabrica da Julius Keilwerth saiu da Republica Tcheca e foi para a Alemanha, ela deixou grande parte de seu ferramental, a Amati usou esse ferramental por um tempo, durante este período foram fabricados os melhores Amatis, são praticamente os mesmos modelos que os TOPS Julius Keilwerth da época, porém com a modernização e atualização dos métodos de fabricação, aliados com a falta de foco (Julius Keilwerth sempre focou-se em saxofones, já a Amati fabrica uma série de outros instrumentos), fez que a qualidade caísse muito. Os modelos atuais Ass-22, Ass32. Ass62 são modelos com mecanica moderna, supostamente são baseados nos Yamahas, porém é sabido que eles fabricam a serie estudante da Julius Keilwerth (ST90) então é perfeitamente aceitável a influencia do projeto Alemão em sua produção.

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    2. Obrigada pela pronta resposta. Eu vi uma anúncio desse sax pois estou querendo adquirir um sax estudante dentro do meu orçamento de até 2.000,00 (usado). Li o seu artigo sobre sax para iniciantes e no meu orçamento daria uma Yamaha Yas 23. Na sua opinião qual seria a melhor opção: o Yamaha ou o Amati?

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    3. Yamaha, pela consistência e facilidade de venda. Outro sax bom seria o Jupiter 767/797, bom custo benefício.

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    4. Novamente muito obrigada! Gostei muito das suas publicações. Não vi os vídeos ainda mas, vou continuar acompanhando o blog.

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    5. Só mais uma pergunta, como eu identifico que o sax é um legítimo yamanha yas 23?

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    6. Muito fácil, a proteção das chaves do registro grave é inteiriça. Ela protege as chaves Bb, B, C, C#. Você pode se deparar com alguns Vitos com essa chave de proteção, isso porque, a Yamaha fez saxofones estudantes para Vito, e usou o projeto Yamaha 23.

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    7. Desculpe, sou totalmente leiga no assunto. Joguei no google para tentar achar uma imagem e só achei um anúncio, vc se importaria de olhar?
      http://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/instrumentos-musicais/sax-alto-yamaha-yas-23-137834593?xtmc=sax+yamaha&xtnp=1&xtcr=2

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  2. Obrigada!! Aqui no seu blog tem vídeos seu tocando?

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    1. Não, pq ainda não tenho um sistema bom pra captação de áudio e vídeo.

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  3. Olá, o que é um sax desplacado?

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    1. É um sax sem qualquer banho ou verniz em sua superfície.

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  4. Respostas
    1. Depende de varias coisas. É mais perceptível em instrumentos que tinham banho níquel entes de serem desplacados. Caso seu instrumento seja dourado ou prateado, o processo de desplacamento não irá melhorar em nd o som, a mudança será mais estética.

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  5. Obrigada pelas respostas!!! Quero muito comprar um sax melhor e certamente vc contribuiu para o aumento do meu conhecimento.

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  6. Boa Noite! Sou iniciante no estudo do sax e como primeiro instrumento adquiri um sax tenor JK comprado na Alemanha. Este instrumento me agradou em tudo: sonoridade, ergonomia, etc. Agora comprei um sax alto Amati Kraslice AAS 61, também na Alemanha, tendo como portador um amigo. É possível, caso conheça este modelo, uma avaliação no quesito qualidade do instrumento e de seus atributos?

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    1. Já ouvi falar dele, nunca toquei, o que vou te falar, foi o que me foi dito, que é uma cópia do YAMAHA 62 (como se os outros não fossem...) como nunca toquei, não posso avaliar se é bom ou não, mas se é cópia do YAMAHA pelo menos a mecânica deve ser boa.

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