sábado, 18 de outubro de 2014

Idéias e conceitos iniciais

Resolvi criar este blog diante da necessidade de ter um conteúdo de qualidade sobre a historia dos saxofones, marcas, modelos, detalhes que normalmente passam desapercebidos, e que fazem toda diferença. Não pretendo abordar temas como teoria musical, ou técnicas ou dicas sopro ou de como desenvolver o som do saxofone, partituras ou songbooks, para isso já existem diversos sites, foruns e blogs sobre esses temas.
Poucos realmente conhecem sobre marcas de saxofones, vintage e atuais, ligas metálicas, medidas e dimensões. Hoje em dia no geral quando converso com outros saxofonistas do meio amador e intermediário, vejo que existe uma busca por conhecimento sobre tecnicas e teoria musical, porém não existe busca de conhecimento sobre os saxofones em si, é como se importassem em como dirigir, como fazer curvas, como realizar uma ultrapassagem e não se importassem saber em qual veiculo irão fazer isso, se é uma ferrari ou um fusca. Observei que isso não é porque o musico pouco se importa com isso, mas sim porque realmente é dificil de achar conteúdo de qualidade em português. Eu sempre fui curioso sobre isso, e passei a pesquisar bastante sobre isso, não sei de tudo, mas pretendo compartilhar o que sei para ajudar a quem procura tal conhecimento.
Quando comecei a uns 15 anos atrás, eu ouvia os grandes saxofonistas e me questionava porque o som deles é tão diferente do meu, logo imaginei ser o estudo, então comecei a prestar atenção em todos os detalhes, embocadura, a maneira de como respiravam, de como deixavam a correia se mais alta ou mais baixa, sempre buscando um padrão. Depois de ver inúmeros dvds, videos do youtube, musicas de saxofonistas antigos e conteporâneos, cheguei a conclusão que existe conceitos basicos que devem ser respeitados como postura, embocadura, respiração, isso deve ser respeitado, pois isso é o pilar de todo saxofonista, porem tinha outros detalhes que não seguiam um padrão, estou falando da boquilha e principalmente dos saxofones utilizados. Logo de cara descobri o tal "SELMER MARK VI" e as fantasticas historias sobre ele. Porém existiam outros saxofonistas que tinham o som tão bom, e que não utilizavam um "SELMER MK VI", eles utilizavam outros modelos, logo comecei a pesquisar sobre estes outros modelos, sem perceber, eu havia criado uma base de conhecimento sobre marcas e modelos razoavelmente grande.
Voltando ao blog, pretendo fazer uma postagem por semana, de preferência no final de semana. Os temas que tenho em mente são variados, como historia dos saxofones, de fabricantes, postagens detalhadas sobre modelos específicos, comparações, unboxing, boquilhas e por aí vai.
Espero que essa abordagem inicial desperte a curiosidade não só de saxofonistas, mas sim dos músicos em geral, e estou aberto a sugestões e peço que deixem nos comentários. Abraços até mais...

4 comentários: