quinta-feira, 16 de julho de 2015

Saxofones Buescher - origem, modelos e curiosidades

Saxofones Buescher - origem, modelos e curiosidades


Inicio:


A empresa Buescher Band Instrument Company foi fundada em 1894, no polo industrial de instrumentos em Elkhart, Indiana, EUA, e teve suas atividades encerradas por volta de 1963, quando foi adquirida pela H. & A. Selmer Company (atual Conn-Selmer americana).

Seu fundador Ferdinand Algust "Gus" Buescher (1861-1937) começou a trabalhar na fabrica de instrumentos CG Conn em 1876, e em 1890 começou a fazer emblemas (engraving) de bandas em instrumentos metálicos e posteriormente iniciou sua própria loja. Em 1894 ele se uniu com outros dois sócios (John L. Collins e Harry L. Young) e fundou a Buescher Manufacturing Company que fabricava instrumentos de banda.

Em 1903 um acidente em um banco local, prejudicou a fábrica da Buescher e outras empresas locais, e em 1904 a empresa foi rebatizada como Buescher Band Instrument Company. Buescher permaneceu presidente da empresa até 1919, quando Beardsley assumiu a posição, Buescher foi vice-presidente e gerente da empresa até 1929, quando renunciou a estes cargos, permanecendo na equipe como um engenheiro consultor.

Em 1926 a empresa se juntou com a Elkhart Band Instrument Company (alguns afirmam que a Buescher foi comprada), e finalmente em 1963, Buescher foi vendida para H. & A. Selmer Company. Depois disso a H. & A. Selmer Company limitou o uso da marca Buescher apenas alguns produtos, e seus instrumentos foram renomeados com outros nomes. Nessa época a qualidade dos instrumentos foi caindo gradualmente conforme o foco da H. & A. Selmer Company era o mercado de instrumentos de iniciantes.

Buescher fabricava diversos instrumentos, porém era mais conhecida pelos saxofones que competiam em alto nível com os fabricados pela CG Conn e Martin. Acredita-se que Buescher foi a primeira empresa a fabricar saxofones nos EUA.

Modelos:

True Tone:


A série "True Tone" foi lançada oficialmente em 1916. Alguns modelos anteriores, apesar de muito parecidos, não possuem a inscrição "True Tone". Segue a imagem com a inscrição:


Os saxofones desta série tem o timbre rico e suave, sendo amplamente utilizado no estilo erudito por Sigurd Rascher (famoso saxofonista erudito da época) e no popular jazz por Johnny Hodges no início de sua carreira. Segue a imagem de Sigurd Rascher e sua família de saxofones:


Segue mais umas imagens de época sobre a série True-Tone:

  • Página de jornal da época, divulgando o "True Tone" tenor e seus recursos:






  • Divulgação do que chamam hoje de "endorses" da época:






    • Propaganda mostrando bandas famosas da época que utilizavam o "True Tone":




      • Acabamentos:

      • Fabrica da Buescher e alguns processos de fabricação:

      • Catálogo da Família de saxofones Buescher "True-Tone":

      • Filmagem de 1924, mostrando o processo de fabricação do Buescher "True Tone":


      • Sopranino Eb:






      • Soprano C:






      • Soprano Curvo Bb:






      • Soprano Bb:








      • Soprano "Tipped Bell" Bb:







      • Alto Eb:








      • Alto "Reto" Eb:







      • "C Melody" C:







      • Tenor Bb:








      • Barítono Eb:







      • Baixo Bb:








      Aristocrat:


      Sua fabricação foi no inicio dos anos 30, e durou até meados dos anos 80. Esta série continuou o sucesso da série "True-Tone", e conquistou o gosto de muitos músicos da época. Diferente da série "True-Tone", foram fabricados apenas saxofones alto Eb, tenor Bb e barítono Eb. Isso se deve ao fato da evolução do estilo musical popular nos EUA. Até meados dos anos 1930 as bandas em geral, eram conjuntos com muitos músicos, porém com a popularização do Jazz e Blues, os grupos foram se reduzindo e assim os fabricantes se ajustaram, se focando principalmente nestes três instrumentos.
      Foram muitas mudanças da série "True-Tone" para "Aristocrat", desde o apoio das chaves agudas D, D#, E, F, ao conglomerado que aciona as chaves G#, C#, B, Bb graves, orientação dos furos da campana das chaves graves B e Bb (com exceção do curto "New Aristocrat" fabricado no inicio, e que durou apenas 3 anos). Segue a imagem referente à divulgação do "Aristocrat":



      Segue as imagens dos modelos:

      • Alto Eb:









      • Tenor Bb:






      • Barítono Eb:









      "400":


      A série "400", foi a mais famosa e cobiçada até hoje. Ele não seguia os padrões da época, foi concebido para ser um modelo único, unindo grandes avanços tecnológicos (alguns desses recursos são usados até hoje por outros fabricantes, como por exemplo a campana "big bell", utilizada amplamente por "Beaugnier", "Julius Keilwerth" e "CannonBall", chave de oitava "underslung", utilizado atualmente pela "Yanagisawa"), e um belo visual. Outro detalhe são as chaves graves B e Bb, que ficam atrás da campana, não eram orientadas nem para a esquerda e nem para a direita. Alguns questionam sobre qual timbre é melhor, "Aristocrat" ou "400", porém é um erro tal comparação, o "Aristocrat" é um saxofone concebido com a ideia de evolução do "True-Tone", para desempenhar bem tanto no erudito tanto no popular, o "400" é um saxofone específico para ser tocado no estilo popular, na época era considerado um instrumento "Jazzier". Cada um desempenha muito bem para o que foi projetado, ambos compartilham alguns recursos porém cada um tem seu timbre. Segue as imagens da época sobre a divulgação dos recursos:




      Na primeira imagem, são descritos 17 recursos:
      1. Mecanismo de oitava superior, para facilidade de emissão das notas super-agudas.
      2. Trava exclusiva do tudel, que mantém o tudel travado na melhor posição.
      3. Todas as hastes longas são feitas de liga de prata e níquel.
      4. Novo Buescher "super brass", uma liga mais dura utilizada em todas as chaves, impossibilitando o entorse/amassar.
      5. A ação das chaves são maiores, afim de ter uma ação verdadeira.
      6. Todas dobradiças são transversais.
      7. Tecnologia "corkless" para evitar atrito das chaves com o corpo do instrumento no fim do acionamento.
      8. Novo conglomerado de chaves G#, B e Bb, com acionamento direto.
      9. Compensador ergonômico para aumentar o fluxo de ar nos registros agudos.
      10. Maior campana, para aumentar a projeção e volume do som.
      11. Sistema de molas "norton" que não se quebram e com ação mais rápida.
      12. "Engraving" exclusivo feito a mão.
      13. Chaves da campana situados atrás da campana.
      14. Buracos de tom paralelos, para não haver vazamentos.
      15. Conglomerado G#, C#, B e Bb redesenhados.
      16. Acionamento independente dos graves B e Bb.
      17. Novas dimensões na curva inferior, para facilitar os graves.
      Segue a imagem do saxofonista "Johnny Hodges" e seu Buescher "400":


      Segue as imagens dos respectivos modelos:

      • Alto Eb:









      • Tenor Bb:








      • Barítono Eb:








      Por volta dos anos 60, a Buescher foi vendida para a H. & A. Selmer Company, e sua proposta de atender o mercado profissional, foi alterada, focando-se mais em instrumentos de nível iniciante, com isso as séries "Aristocrat" e "400" sofreram modificações e com o passar dos anos, ambas foram convergindo para a série "Bundy" da H. & A. Selmer Company. Próximo post será sobre como distinguir os Buescher's "Profissionais" dos "Iniciantes".

      48 comentários:

      1. OLÁ.... GOSTARIA DE SABER SOBRE O SAX TENOR BUESCHER LOW PITCH TRUE TONE ELKHART NÚMERO DE SÉRIE 100.656. POR MAIS QUE EU LI AINDA ESTOU EM DÚVIDA SOBRE ESTE SAX EM PARTICULAR. ESTOU NA NEGOCIAÇÃO DA COMPRA E GOSTARIA DE UMA RECOMENDAÇÃO.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Este saxofone é bem especial, e se estiver em boas condições vale a pena investir. A questão é qual o seu objetivo de timbre que você pretende desenvolver ? Esta foi a questão levantada na época e que fez com que a fabricante posteriormente dividisse em duas linhas o "400" e o "Aristocrat". Dependendo da sua escolha e fim, um acerto com boquilha e palheta seja mais que suficiente para alcançar o que procura.

          Excluir
      2. olá. Tenho um saxofone Buescher n de série 60129. Gostaria de saber um pouco mais sobre a história dele. Apesar de ser um sax antigo não possui amassado, somente o banho que não sei bem certo se é niquelado ou prateado, pois saiu bastante.

        grato

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oque sei é que provavelmente é um True-tone. É só ver o post que falo sobre os True-Tone.

          Excluir
      3. Boa noite eu tenho um sax tenor americano antigo tem a mesma construção de um modelo buescher mas na campana dele esta escrito univercity e o numero de serie e 37838 30a ja tentei pesquisar e não acho essa marca univercity queria saber que marca e essa?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Nunca ouvi falar, mas se tem a mesma construção, provavelmente seja um stencil Buescher...

          Excluir
      4. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      5. ola meu caro amigo, estou iniciando, e estou lendo suas publicações, esta de parabéns pelo trabalho e dedicação.
        são tantas coisas que ainda na consegui escolher qual comprar rsrs...
        bom gostaria de saber se é uma boa escolha o Tenor Selmer Bundy H & A.
        grato

        ResponderExcluir
      6. Boa tarde, herdei um trompete dessa marca, que ficou mais de 10 anos esquecido num quarto, sem estojo e muito surpreendi as válvulas e os pistons não travaram. Queria saber mais informações sobre ele. Ele tem a numeração gravada 391536, por acaso a primeira casa decimal seria a semana, a segunda casa decimal o dia e a terceira casa decimal o ano?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Infelizmente não conheço sobre trompetes, não poderei ajudar.

          Excluir
      7. Olá!

        Você saberia me confirmar se esse saxofone é um Buescher Silvertone?

        Obrigado

        https://danwilensky.com/wp-content/uploads/2015/09
        /Bowie.promo_.jpg

        https://www.alamy.com/stock-photo-david-bowie-performing-at-the-freddie-mercury-tribute-concert-for-177104676.html

        ResponderExcluir
      8. Na sua opinião, o que levou um músico como o David Bowie deixar de tocar com um sax Selmer e optar por sax stencil da Buescher?

        Confira a partir dos 10:40 (sax Selmer)

        https://www.youtube.com/watch?v=50A5q_9Znlc


        Confira a partir dos 37:30 (Buescher)

        https://www.youtube.com/watch?v=arjD5mLKjqU

        Outro link

        https://www.youtube.com/watch?v=yJ6T9uYImnQ&start_radio=1&list=RDyJ6T9uYImnQ

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. loucura, drogas...ele não é referencia para comparação alguma...

          Excluir
      9. Prezado, qual a função da chave que funciona junto com o F# da mão direita? Ela fica no lado oposto próximo à curva inferior. Na primeira foto deste artigo vê-se nitidamente ela. Obrigado

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. se for a que fica entre as chaves E e F, ela é um recurso para o G#.

          Excluir
      10. Olá, possuo um sax tenor que acredito ser um buescher. Abaixo do apoio do polegar direito existe gravada no instrumento uma logomarca com os nomes low picth e true tone, porem, na campana não existe nenhum nome gravado, apenas a campana toda desenhada. Gostaria de saber se, de fato, é um buescher. Obrigado!

        ResponderExcluir
      11. Vc pode me dizer se a linha true tone é profissional? Obrigado!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Na época dele era. Hoje talvez não.

          Excluir
        2. E quanto a um tenor martin committe II, seria mais benéfico do que um true tone, visto que quero um sax vintage com timbre mais escuro?

          Excluir
      12. Olá barão. Gostaria de saber sua opinião sobre o timbre do tenor buescher true tone em comparação ao tenor Yamaha 23? Obrigado!

        ResponderExcluir
      13. Olá , boa tarde!
        Gostaria de saber o ano de fabricação do meu saxofone alto buescher número de série 255177, gosto muito desse sax, é o quarto modelo que tenho e o melhor até hoje !

        ResponderExcluir
      14. Adquiri um baritono Buescher Aristocrat de serie 359022. Pelo o que andei pesquisando na internet, ele é de 1959 a 1960... procede?

        ResponderExcluir
      15. Boa tarde, primeiramente muito bom o topico, deveria continuar com as postagens sao muito interessantes e trabalhadas !
        Eu estou pegando um buescher 400 mas ele nao tem nenhum engraviting, apenas o escritório " B buescher 400 usa " n de seria 645934, o vendedor disse ser da decada de 70,sendo um dos ultimos produzidos pela buescher ainda profissional, confere?

        ResponderExcluir
      16. Boa noite eu tenho um true tone 189905 e gostaria de saber o ano de fabricação e o valor de mercado dele hoje desde já agradeço.

        ResponderExcluir
      17. Boa tarde. Tenho um Beuscher Aristocrata com número de série 320256 140.
        Gostaria de saber o ano de fabricação e o valor aproximado de venda, visto que o instrumento está bom,tanto de estética quanto de sonoridade.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. 1949+-, vai depender da oferta/procura, eu colocaria por volta de R$6k a R$8k.

          Excluir
      18. Boa noite , série 200664 True tone , gostaria de saber ano de fabricação , e se esse modelo era profissional .
        Emerson 16 99184 8606

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. os modelos bons da buescher sao apenas os aristocrat I,II,III e os "400". qualquer coisa fora disso é mediano-amador.

          Excluir
      19. olá, estou negociando um 400 mas o modelo é bem moderno, seria original?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Os unicos modelos de 400's fabricados, são estes do post, não existe 400' moderno.

          Excluir
      20. Amigo Barão saberia dizer se e´profissional ou estudante e se vale apena investir no Sax Tenor Belair Julius Keilwerth Vintage The New King Stencil com aro de metal na campana serial 24734

        ResponderExcluir
      21. Olá o soprano BU 03 foi fabricada quando é faz parte da família Buescher?

        ResponderExcluir
      22. Boa tarde estou trocando um clarinete yamaha num saxofone vantagem buescher será boa troca

        ResponderExcluir
      23. Olá, uma dúvida, o saxofone alto 400 tem o timbre mais brilhante que o Aristocrat?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. os 2 sao quase o mesmo, porem o 400 é um pouco mais para o uso popular, e o aristocrat para eruditos, porém ja vi utilizarem o aristocrat em musica popular sem problemas, alias eh um otimo instrumento.

          Excluir
      24. Quero comprar um saxofone alto de ótima qualidade que tenha um som escuro (não brilhante) e com boa projeção (volume). Qual modelo vc já tocou e me recomenda? SBA, Con 6M, Aristocrat, Mark, etc. Qual?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. na ordem de timbre: conn 6M, buescher aristocrat serie 3 e big bell, SBA, e mark. Eu correria dos yamahas.

          Excluir